Finlândia

31-03-2011 15:43

Mika-Matti Paatelainen é o novo seleccionador

Paatelainen, que assinou um acordo por cinco anos, substitui o treinador britânico Stuat Baxter no comando técnico da selecção da Finlândia.
Mika-Matti Paatelainen é o novo seleccionador

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O treinador Mika-Matti Paatelainen, atual responsável dos escoceses do Kilmarnock, foi hoje designado novo seleccionador de futebol da Finlândia, cargo em aberto desde Novembro.

Paatelainen, que assinou um acordo por cinco anos, substitui o treinador britânico Stuat Baxter, despedido em Novembro, depois de perder os três primeiros jogos de qualificação para o Europeu de 2012, com Moldávia (2-0), Holanda (2-1) e Hungria (2-1).

«É um sonho, para o qual trabalhei muito», disse Paatelainen, num comunicado publicado pela Federação Finlandesa de Futebol.

A Finlândia, que terça-feira perdeu com Portugal (2-0), num particular realizado em Aveiro, onde foi comandada pelo técnico Olli Huttunen, é penúltima classificada no seu grupo de apuramento, com apenas três pontos, conseguidos com uma goleada a São Marino (8-0).

O novo seleccionador é um antigo futebolista, que fez grande parte da sua carreira no campeonato escocês, no Kilmarnock, entre 1995 e 2005, e depois como treinador do clube, a partir de 2008.

O técnico foi também internacional finlandês, com 70 presenças na selecção e 18 golos, que lhe valem ser o quinto melhor marcador da história da equipa.