Futebol

08-02-2012 15:03

Estónia será o primeiro país a jogar com todos os rivais da UEFA

A França é a última nação a completar o lote de 52 adversários possíveis para os estónios.
Estónia será o primeiro país a jogar com todos os rivais da UEFA

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A Estónia vai ser o primeiro país de sempre a defrontar todas as 52 seleções de futebol rivais que integram a UEFA, com a França a completar o seu puzzle no particular de futebol de 05 de junho, em Le Mans.

«A França é, por tradição, uma das equipas top da Europa e está novamente em alta. No entanto, se olharmos para o jogo em termos de futebol estónio, será importante por sermos a primeira equipa europeia a defrontar todos os outros membros da UEFA», disse o presidente da federação, Aivar Pohlak.

Depois de defrontar a Sérvia na qualificação para o Euro2012, a Estónia, que surpreendeu ao conseguir um lugar no "play-off", vinha há um ano a tentar marcar um particular com os "bleus", a única seleção que faltava para completar o pleno.

O mais surpreendente é o facto de a Estónia, pequena nação báltica com apenas 1,3 milhões de habitantes, apenas ter voltado ao futebol internacional em 1992, após cinco décadas de integração na antiga União Soviética.

Atual 52.ª seleção do ranking FIFA, a sua melhor posição de sempre, a Estónia atravessa o mais efusivo período do seu futebol, tendo em conta que em outubro de 2008 era apenas a 137.ª.

O desafio servirá de treino para a França, que prepara a participação no Euro2012, igualmente com partidas com Alemanha, Islândia e Sérvia.

A Estónia começa a preparar-se para o apuramento para o Mundial2014 do Brasil, que principia em setembro em casa com a Roménia.

As seleções que estão mais próximas de igualar o objetivo estónio são a Alemanha e a Polónia, ambas a três adversários de totalizar a lista de países da UEFA.