Imprimir A- A+

Taça Libertadores

13 de fevereiro de 2014 22:25h

Presidente do Peru condena insultos racistas a Tinga

O racismo nos estádios é uma das maiores preocupações atuais da FIFA, que faz constantes campanhas contra a discriminação.

Presidente do Peru condena insultos racistas a Tinga

O presidente do Peru, Ollanta Humala, condenou hoje os insultos racistas feitos por um grupo de adeptos do Real Garcilaso contra o jogador brasileiro Tinga, do Cruzeiro, num jogo do grupo 5 da Taça dos Libertadores de futebol.

“Um país tão diverso como o nosso e que fortalece a sua identidade com todas as culturas não deve admitir reações racistas de nenhum tipo”, publicou Humala na sua conta na rede social Twitter.

Noutra mensagem, o presidente do Peru acrescentou: “Expressões como as de ontem num jogo de futebol devem originar indignação e impulsionar a nossa luta contra todo o tipo de discriminação”.

Tinga, ex-jogador do Sporting, denunciou que foi atacado verbalmente por parte da “afición” do Garcilaso por ser negro.

Aos 66 minutos, o médio, de 36 anos, entrou em campo para substituir Ricardo Goulart. A partir desse momento, e sempre que Tinga tocava na bola, os adeptos adversários guinchavam e imitavam macacos.

Depois do encontro, que se disputou na quarta-feira, em Huan Cayo, no Peru, e que terminou com a vitória por 2-1 da equipa peruana sobre a mineira, o futebolista mostrou a sua indignação, recordando que jogou quatro anos na Alemanha e nunca viveu nada assim.

“Agora isto acontece num país muito parecido com o nosso, com mistura de raças. Trocaria um título pela igualdade de raças e o respeito”, disse.

Os jogadores do Cruzeiro acusam ainda o árbitro, o venezuelano José Argote, de não ter tomado medidas em relação ao incidente.

Também a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, condenou os insultos racistas a Tinga, enquanto o treinador do Real Garcilaso, Fredy García, pediu desculpas ao futebolista e ao Cruzeiro.

O racismo nos estádios é uma das maiores preocupações atuais da FIFA, que faz constantes campanhas contra a discriminação.


Conteúdo publicado por SportInforma c/ Lusa

Leve o Desporto para todo o lado com o SAPO Desporto Mobile.

Comentários

Alertas futebol

Acompanhe todas as notícias de futebol com o serviço SAPO Alertas.

Subscrever