Futebol

09-08-2016 20:08

Blatter será ouvido no TAS a 25 de agosto

O ex-presidente da FIFA insiste na defesa da sua inocência.
Sepp Blatter book presentation
Foto: Lusa

Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter será ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a 25 de agosto, para responder no âmbito do recurso que apresentou, após ter sido banido do futebol, disse hoje o porta-voz do suíço.

“O senhor Blatter vai pessoalmente, com o seu advogado, Lorenz Erni", disse o porta-voz do suíço, Thomas Renggli, à agência AFP.

Em dezembro, o Comité de Ética da FIFA suspendeu Blatter de toda atividade relacionada com o futebol por oito anos.

Blatter foi suspenso por um controverso pagamento, considerado ilegal, de 1,8 milhões de euros em 2011, por alegado trabalho de consultadoria realizado por Michel Platini, nove anos antes, em 2002.

Após uma punição inicial de oito anos, Blatter recorreu para o Comité de Apelo, que reduziu a pena para seis anos, em fevereiro. Platini também interpôs um recurso, sendo a suspensão reduzida para quatro anos.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

O ex-presidente da FIFA afirmou que ele não pode ser responsabilizado por corrupção, insistindo na sua inocência.

Em junho, a FIFA divulgou detalhes de uma auditoria interna que constatou que Blatter e dois dirigentes, Jerome Valcke e Markus Kattner, receberam mais de 80 milhões de dólares (72,2 milhões de euros) em prémios e outros benefícios

O ex-presidente da FIFA, que é alvo de uma investigação criminal na Suíça, foi substituído como presidente da FIFA por Gianni Infantino, em fevereiro.

Conteúdo publicado por Sportinforma