Escândalo FIFA

17-08-2016 15:20

Joseph Blatter 'muito confiante' antes de comparecer no Tribunal Arbitral

Antigo presidente da FIFA vai marcar presença no Tribunal Arbitral do Desporto a 25 de agosto.
Sepp Blatter book presentation
Foto: Lusa

Antigo presidente da FIFA vai marcar presença no Tribunal Arbitral do Desporto a 25 de agosto.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O suíço Joseph Blatter, antigo presidente da FIFA, suspenso por seis anos, revelou hoje estar “muito confiante” antes da sua comparência no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), organismo para o qual recorreu.

“Estou muito confiante de que posso convencer os juízes”, referiu em entrevista à agência AFP o responsável máximo pela FIFA entre 1998 e 2015 e que saiu do organismo do futebol mundial, abalado por um escândalo de corrupção.

Blatter, de 80 anos, que marcará presença no TAS a 25 de agosto, entende que se trata de uma matéria de arbitragem, tal como num jogo de futebol, justificando que um jogador diz que é falta e o outro contesta, competindo ao árbitro decidir.

Em dezembro o ex-presidente da FIFA foi suspenso pelos órgãos internos do organismo por oito anos, devido a um pagamento de 1,8 milhões de euros ao francês Michel Platini, ex-presidente da UEFA, também ele suspenso pelo mesmo período de tempo.

Posteriormente as penas de ambos foram reduzidas para seis anos e a de Platini, depois, para quatro, por decisão do TAS.

“É incorreto decidir uma suspensão por etapas. Quem é que é suspenso nos estádios? Os jogadores, treinadores, árbitros, mas não os presidentes”, salientou o suíço, que chegou a ser reeleito para a presidência da FIFA, mas renunciou em junho de 2015.

Conteúdo publicado por Sportinforma