Futebol

14-03-2017 15:45

Vem aí mudanças no futebol: mais substituições e sistema ABBA nos penáltis

O International Football Association Board (IFAB) está a estudar a possibilidade de fazer mais alterações nas regras do futebol.
Gonzalo Higuain marca uma grande penalidade frente a Anthony Lopes
Foto: Marco BERTORELLO / AFP

Gonzalo Higuain marca uma grande penalidade frente a Anthony Lopes.

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O International Football Association Board (IFAB) está a estudar a possibilidade de fazer mais alterações nas regras do futebol. Uma delas passa por mudar a forma como é feito o desempate por grandes penalidades.

Quando duas equipas chegam a fase do desempate por grandes penalidades, estas são marcadas de forma alternada. Só que quem marca primeiro ganha em 60 por cento das vezes, como já se mostrou em vários estudos, pelo que o organismo quer acabar com essa desigualdade.

Posto isto, a ideia do IFAB é usar a sequência ABBA, semelhante ao utilizado nos 'tie-breaks' de ténis: uma equipa bate o primeiro, a adversária bate dois e a série mantém-se de dois em dois até chegarem aos cinco cada. Chamam-lhe a sequência ABBA pelo encadeamento - equipa A, equipa B, equipa B, equipa A e assim sucessivamente.

Stewart Regan, membro do IFAB e diretor-executivo da federação escocesa, acredita que "o método ABBA vai acabar com a tendência estatística".

"É algo que agora vamos testar", sublinhou, em declarações reproduzidas pela ESPN.

Outra medida que deverá ser a autorização de uma quarta substituição em casos em que o jogo vai para prolongamento.

Conteúdo publicado por Sportinforma