Futebol / Internacional

09-05-2017 14:48

Federação holandesa confirma Dick Advocaat como selecionador

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) confirmou hoje Dick Advocaat como selecionador.
Dick Advocaat

Fenerbahce's head coach Dick Advocaat during the UEFA Europa League round of 32, second leg soccer match between Fenerbahce Istanbul and FK Krasnodar in Istanbul, Turkey, 22 February 2017. EPA/SEDAT

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) confirmou hoje Dick Advocaat como selecionador, com o técnico a assumir pela terceira vez na sua carreira a equipa ‘laranja’, num momento complicado no apuramento para o Mundial2018.

Advocaat, de 69 anos, substitui no cargo Danny Blind, despedido a 26 de março na sequência da má campanha da Holanda no grupo A de qualificação para o Mundial, no qual é quarta classificada, após perder com a Bulgária (2-0).

Num momento crítico para a equipa, o diretor técnico da KNVB, o ex-futebolista Hans van Breukelen, disse que a Holanda enfrenta “dois cenários possíveis”.

“Ou olhamos a longo prazo, ou fazemos tudo o que é possível para nos qualificarmos para o Mundial2018”, disse Van Breukelen, mostrando-se satisfeito com a escolha de Advocaat, atual técnico do Fenerbahçe, para a seleção.

À frente da seleção holandesa, o técnico terá a complicada tarefa de conseguir um lugar na qualificação para o Mundial2018, quando a Holanda é quarta no seu grupo, atrás de França, Suécia e Bulgária.

Com cinco jornadas disputadas, os holandeses têm apenas sete pontos, enquanto a França tem 13, a Suécia 10 e a Bulgária nove, num apuramento que qualifica diretamente apenas o primeiro e os oito melhores segundos disputarão um ‘play-off’.

O técnico esteve à frente da seleção em 1992/95 e 2002/04, num percurso em que treinou também a Bélgica, Sérvia, Emirados Árabes Unidos e a Coreia do Sul, além de clubes como Sunderland, PSV, AZ Alkmaar, Zenit ou Rangers.

A Holanda terá jogos particulares com Marrocos, a 31 de maio, e Costa do Marfin, a 04 de junho, antes de receber o Luxemburgo a 09 de maio, em novo jogo de qualificação do grupo A da zona europeia para o Mundial2018.

Conteúdo publicado por Sportinforma