Futebol

12-05-2017 19:35

Fim-de-semana de campeões. Tetra do Benfica, hexa da Juve e o 1.º de Jardim em França

Não é só em Portugal que os focos estão virados para a conclusão do campeonato de futebol.
AS Monaco vs Borussia Dortmund
Foto: SEBASTIEN NOGIER/EPA

Jogadores do Mónaco celebra a vitória

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Neste fim-de-semana poderão ser conhecidos muitos dos campeões que ainda faltam apurar por esta Europa fora. Na Alemanha, Inglaterra Rússia e na Grécia, por exemplo, já temos campeões, mas falta encontrar os vencedores dos principais campeonatos em Portugal, Espanha, Itália, França e Turquia.

Em Portugal o Benfica prepara-se para chegar ao inédito tetra. Os ´encarnados` recebem o Vitória de Guimarães no sábado e podem fazer a festa do título a uma jornada do fim, em caso de vitória na Luz. Mesmo que o Benfica não ganhe, pode celebrar 24 horas depois, se o FC Porto não vencer na receção ao Paços de Ferreira.

Outro campeão quase anunciado é a Juventus. A equipa de Maximilano Allegri está na final da Liga dos Campeões e vai chegar a esse encontro já com o Scudetto nas mãos. E a festa poderá ser feita já este sábado, na receção a AS Roma. Basta um empata para a Juve festejar frente aos seus adeptos a conquista do sexto título seguido.

Nesta altura a Juventus lidera com 85 pontos, seguido da AS Roma com 78 e do Nápoles com 77.

Um outro país que poderá ter o seu campeão já neste fim-de-semana é França. O português Leonardo Jardim prepara-se para fazer a festa com o Mónaco, coroando assim um ano magnífico. Os monegascos têm mais três pontos que o PSG e menos um jogo, quando ficam a faltar uma jornada. De recordar que a equipa de Leonardo Jardim, onde atuam os portugueses Bernardo Silva e João Moutinho, tem um jogo a menos.

Se não for desta, Jardim fica com mais dois jogos para chegar finalmente ao título, ele que vai na sua terceira época no Mónaco. Os últimos quatro títulos em França foram ganhos pelo PSG.

A Holanda também terá o seu campeão este fim-de-semana, na derradeira jornada do campeonato. O Feyenoord lidera com 79 pontos, mais um que Ajax. Os líderes da prova recebem o Heracles Almelo às 13h30 de sábado, na mesma hora em que o Ajax desloca-se ao terreno do Willem II. De recordar que na época passada o Ajax perdeu o título na última jornada para o PSV, quando empatou com De Graafschap e viu o adversário vencer o seu jogo.

Na Turquia vai-se jogar a 31.ª jornada, pelo que o título ainda não ficará decidido. O Besiktas de Quaresma lidera com 65 pontos, mais dois que o Basaksehir. O Fenerbahçe é 3.º com 57.

*Artigo atualizado. O Chelsea sagrou-se campeão inglês esta sexta-feira

Conteúdo publicado por Sportinforma