Futebol / Internacional

18-05-2017 12:46

De Jardim a Fonseca: Viveu-se 'quarta' de ouro para o futebol português

Futebol português está a dar cartas no estrangeiro e são muitos os sucessos de treinadores e jogadores portugueses neste temporada por esse mundo fora.
Mónaco, de Leonardo Jardim, sagra-se campeão com vitória sobre Saint-Étienne
Foto: EPA/SEBASTIEN NOGIER

Mónaco, de Leonardo Jardim, sagra-se campeão com vitória sobre Saint-Étienne.

Por André Delgado sapodesporto@sapo.pt

Nesta quarta-feira viveu-se um dia de histórico para jogadores e treinadores portugueses pela Europa fora. É cada vez mais forte a influência lusa no futebol internacional e o sucesso já faz parte da rotina e surpreende cada vez menos.

Mónaco campeão

Sob a liderança de Leonardo de Jardim e com Moutinho e Bernardo Silva em ação, o Mónaco confirmou o título de campeão francês depois de ter batido o St-Etiénne por 2-0. O conjunto monegasco já não vencia um título de campeão há 17 anos. O técnico de 42 anos ganha assim o mais importante título da carreira. Os números da equipa francesa impressionam: 100 golos marcados e apenas três derrotas.

Real Madrid quase campeão e com a 12ª Champions na mira

Também o Real Madrid de Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano está muito próximo de se sagrar campeão em Espanha. Basta para isso pontuar na última jornada frente ao Málaga. Ontem, o Real Madrid não tremeu e passou o teste de Vigo com distinção. Vitória folgada frente ao Celta (4-1), com Ronaldo a fazer por duas vezes o gosto ao pé. Está a fazer um final de temporada fulgurante o astro português, o que vem provar que a rotatividade do craque em alguns jogos menos importantes está a dar frutos. Os merengues vão ainda disputar a final da Champions e podem trazer o 12º troféu na competição para a vitrina do Bernabéu.

A dobradinha da Shakhtar de Paulo Fonseca

Depois de ter conquistado a liga ucraniana há uma semana e meia, Paulo Fonseca venceu esta quarta-feira a Taça da Ucrânia depois de ter batido o Dínamo de Kiev do português Antunes por 1-0. O brasileiro Marlos foi o grande herói da partida, ao ter apontado o único golo aos 80 minutos. A época de Paulo Fonseca culminou assim com uma cereja no topo do bolo, com a conquista da Taça. Em ano de estreia na Ucrânia, o técnico festejou a dobradinha.

Jesualdo Ferreira vence primeiro troféu no Qatar

Também Jesualdo Ferreira conquistou recentemente a Taça do Qatar, ao serviço do Al Sadd. O conjunto orientado pelo técnico português e que conta com o ex-médio do Barcelona Xavi derrotou na final o El Jaish por 2-1. Foi o primeiro título de Jesualdo no Qatar, isto depois do português ter vencido o título de melhor treinador do ano naquele país. O Al Sadd terminou no segundo lugar da liga, atrás do Lekhwiya.

Pedro Caixinha segura terceiro lugar na Escócia

Pedro Caixinha, treinador do Rangers, segurou no último sábado o terceiro lugar da Liga Escocesa, na sua primeira temporada na equipa. O conjunto de Glasgow venceu o Hearts por 2-1 e garantiu o último lugar do pódio.

José Mourinho e a Liga Europa

Mas a marca de sucesso dos portugueses neste temporada pode não ficar por aqui. José Mourinho ao serviço do Manchester United tem a possibilidade de vencer o terceiro troféu da temporada, depois da conquista da supertaça e da Taça da liga inglesa. O Manchester United vai defrontar na final da Liga Europa o Ajax e o treinador português já avisou que quer embolsar mais um troféu para a sua recheada carreira.

Conteúdo publicado por Sportinforma