Roberto Mancini já não é o selecionador nacional de Itália. A informação foi confirmada pela Federação Italiana de Futebol, que espera anunciar em breve o sucessor do treinador transalpino, tendo em vista os compromissos da 'squadra azzurra' com a Macedónia do Norte e a Ucrânia de qualificação para o Euro 2024.

"A Federação Italiana de Futebol informa que tomou conhecimento da renúncia de Roberto Mancini ao cargo de técnico da seleção italiana, recebida no final da noite de ontem.

Assim se encerra uma página significativa na história da Azzurra, que começou em maio de 2018 e terminou com as Finais da Liga das Nações de 2023; pelo meio, a vitória no Euro 2020, triunfo conquistado por um grupo em que todos os indivíduos souberam fazer parte de uma equipa.

Tendo em conta os importantes e próximos compromissos para as eliminatórias do UEFA Euro 2024 (10 e 12 de setembro com a Macedônia do Norte e a Ucrânia), a FIGC anunciará o nome do novo selecionador nacional nos próximos dias", pode ler-se em comunicado publicado no site da federação italiana.

Roberto Mancini esteve cinco anos ao comando da seleção italiana, tendo conquistado um Campeonato da Europa.