Gareth Southgate, selecionador inglês, juntou-se à lista de críticos da nova camisola que a seleção de Inglaterra vai usar em 2024. O equipamento causou muita polémica por incluir a Cruz de São Jorge, presente na bandeira do país a vermelho, alterada para as cores azul e roxo.

“Acho que podem fazer um desenho peculiar, mas não podem dizer que é a bandeira de São Jorge, porque não é. É outra coisa qualquer. Sou um grande patriota e acho que deveríamos celebrar o Dia de São Jorge mais do que fazemos, mas consigo entender que as pessoas não achem que devemos mudar a bandeira. Se está alterada, então não é a bandeira de São Jorge”, comentou o treinador, em conferência de imprensa.

A mudança à Cruz de São Jorge, que aparece na parte traseira do colarinho da camisola, também já motivou críticas de vários ex-jogadores e políticos ingleses, incluindo do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Ainda assim, a BBC revela a Associação Inglesa de Futebol (FA) e a Nike não pretendem alterar o equipamento com que Inglaterra vai jogar no próximo Campeonato da Europa.