A Coreia do Sul reservou um lugar nos quartos de final da Taça Asiática 2023, que decorre entre janeiro e fevereiro de 2024, no Qatar. Os sul-coreanos afastaram a Arábia Saudita, uma das favoritas, nas grandes penalidades.

No Education City Stadium, os sauditas ganharam vantagem aos aos 45+1 minutos do primeiro tempo, por Radif, a passe do craque Al Dawsari.

Os coreanos pressionaram muito no segundo tempo e asfixiaram o adversário nos minutos finais. O golo do empate só chegaria aos 90+9 minutos, no penúltimo dos dez minutos de descontos dados pelo árbitro Ilgiz Tantashev, do Uzbequistão. Um centro de Gue-sung encontrou a cabeça de Young-woo na pequena área.

No prolongamento não houve golos, pelo que o jogo foi decidido nas grandes penalidades. Os sul-coreanos converteram os quatro que bateram (Son Heung-min, K. Young-gwon, C. Gue-sung e H. Hee-chan).

A Arábia Saudita, orientada por Roberto Mancini, falhou por Al Naji e A. Ghareeb.

No primeiro jogo do dia, o Uzbequistão venceu a Tailândia por 2-1 e vai agora defrontar o Qatar, anfitrião e atual detentor do troféu, nos quartos de final da competição.

No Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, o Uzbequistão adiantou-se no marcador com um golo de Azizbek Turgunboev, aos 37 minutos, mas os tailandeses conseguiram chegar ao empate aos 58, por intermédio Supachok Sarachat.

O golo do triunfo dos uzbeques chegou aos 65 minutos e foi apontado pelo jovem Abbosbek Fayzullaev, que alinha nos russos do CSKA.

Nos quartos de final a Coreia do Sul irá medir forças com a Austrália. O Uzbequistão , que eliminou a Tailândia (2-1) defrontará a Jordânia, o Qatar terá como adversário o Uzbequistão. Irão vs Síria e Bahrein vs Japão são os jogos de quarta-feira, de onde sairá o último jogo dos quartos de final da prova, que decorre no Qatar.