O responsável e treinador das escolas, Joaquim Silva, disse, hoje, à Lusa que o clube formou já jogadores que actuam nas escolas de iniciados do FC Porto, estando, agora, um guarda-redes de 10 anos e 1,60 metros de altura a treinar no Sporting de Braga.

No final da semana passada, uma das equipas da escola - treinada por Marco Ferreira -, com rapazes da categoria de infantis, venceu o torneio internacional de Vigo, Espanha, organizado pelo Celta: "vencemos os seis jogos que disputamos e ganhámos a final por 6-0", sublinhou.

No mesmo torneio participou uma equipa de iniciados que chegou aos quartos de final.

A colectividade tem na formação o seu esplendor, enquanto clube popular, com escolas frequentadas por 150 crianças, dirigidas por uma equipa de 13 treinadores.

O Ferreirense realiza a 23 de Maio, no seu campo com relvado sintético, na freguesia de Ferreiros, um torneio internacional intitulado "Mini Stars Cup" que conta com a presença confirmada de escolas de Braga, Benfica, FC Porto, Celta de Vigo, Académico de Viseu, Coimbrões e Boavista.

Joaquim Silva salienta que os "putos" que treinam nas escolas do clube são preparados para jogar como os grandes, em termos tácticos, físicos e de mentalidade.

"Os nossos jogadores como que poderiam jogar de olhos fechados porque cada um sabe o seu lugar e sabe para onde deve ir para receber a bola", salientou.

São, ainda, preparados para serem disciplinados, não sendo agressivos com os adversários e respeitando os intervenientes no jogo, nomeadamente as decisões dos árbitros: "jogador que discuta com o árbitro é logo substituído e não joga mais na partida", assinala.

Numa fase inicial, acompanhados de monitores, treinam duas vezes por semana, com e sem bola, passando depois a treinar e a jogar uma partida de futebol por semana, com outras escolas.

O "mister" dos mais novos - conhecido no meio futebolístico como "Quim da Lina" - é um ex-jogador com 20 anos de actividade nas categoriais regionais e distritais de Braga, onde passou pelo Ferreirense e por várias outras colectividades.

O treinador salienta que quando um "miúdo" mostra qualidades técnico-táticas especiais, passa a treinar com um grupo à parte, para poder evoluir nos processos de treino e de jogo.

Sublinha que, sendo adepto do Sporting de Braga, tem sido o FC Porto o beneficiário das escolas do Ferreirense, embora o clube minhoto já esteja atento aos futuros craques que podem despontar: "andam os vários grandes atrás de alguns dos nossos", garantiu.

O próximo passo das escolas do Ferreirense, em 2011 - adiantou - é o de participar no Mundialito que se realiza no Algarve: "é caro mas vamos lá fazer figura", garante.