A selecção nacional comandava o grupo 2 do Torneio de Elite, antes do encontro com os húngaros, e acabou por cimentar a posição, que lhe garante o passaporte para o Europeu de sub-19, que se disputa em França, no próximo mês de Julho.

Portugal colocou-se em vantagem, aos 21 minutos, por intermédio de Salvador Agra (Varzim), mas Kornél Kulcsár, aos 27, fez a igualdade, antes de Máté Skriba dar vantagem aos húngaros, aos 32.

No entanto, a dois minutos do intervalo, Alex (FC Porto) deixou tudo empatado, até que, já no segundo tempo, o ponta-de-lança Nélson Oliveira, jogador emprestado pelo Benfica ao Rio Ave, bateu Ádám Kovácsik e fez o resultado final.

No final da partida, em declarações ao "site" oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o seleccionador Ilídio Vale elogiou a "segunda parte brilhante" e a vitória que premiou e valorizou a "maior qualidade" do conjunto das quinas.

"Este apuramento é o reflexo da qualidade do nosso trabalho. Estamos a construir uma grande equipa e esta é uma vitória de toda a estrutura técnica da Federação", assinalou.