Tiago Lima, director de relações externas da Coca-cola, explicou à Lusa que este evento de futebol, destinado a raparigas e rapazes dos 13 aos 15 anos, tem com principal objectivo “promover um estilo de vida activo”.

“Este torneio já tem oito anos, percorre todo o pais, incluído madeira a açores, e tem abrangido cerca entre os 12 mil e os 13 mil jovens. Este dia é o culminar de todas as etapas da competição, que começou em Março, e hoje estiveram aqui cerca de 400 jovens”, referiu.

O responsável lembrou que o torneio tem vindo a ganhar importância e que os clubes já enviam “olheiros” à competição.
“Sabemos que olheiros do Benfica estiveram aqui a observar jogadores e começam a aparecer os primeiros frutos. O Fábio faria, central do Benfica, começou a jogar na Taça Coca-Cola”, salientou.

Daniela Pereira, da equipa do Centro de Estudos de Fátima, que venceu a competição feminina, destacou o convívio entre os jovens.

“Ficamos a conhecer mais pessoas para conviver mais tarde e noutros sítios. Foi a primeira vez que aqui estivemos e viemos para ganhar. Foi muito bom”, referiu.

Mariana Lourenço, que alinhou nas Algarvias 2010, considerou uma experiência “fascinante”.
“Foi fascinante. Adorei, é uma experiência que todos devemos ter, o convívio é importante na nossa idade”, disse à agência Lusa.

A jovem deixou também um alerta para que se olhe para o futebol feminino de outra maneira, referindo que é preciso que seja “mais apoiado”.

Luís Machado, do Rio de Mouro FC, aconselhou todos os jovens a participarem.

“Nunca tinha participado neste torneio. Conheci pessoas do norte e do sul e aconselho todos os jovens a vir cá. É uma experiência muito boa”, referiu.

O dia terminou com a entrega de prémios aos vencedores, mas o mais importante foi a festa e o fair-play entre todos os participantes.