Um futebolista do Leões da Citânia, de 15 anos, morreu na sexta-feira durante um treino dos juvenis daquela formação de Paços de Ferreira, apesar de as equipas de socorro terem conseguido reverter por duas vezes a paragem cárdio-respiratória.

Pedro Pereira, que representava o Leões da Citânia desde os infantis, caiu inanimado ao fim “de 30 a 40 minutos do treino”, confirmou à agência Lusa Joaquim Santos, presidente da colectividade e testemunha ocular do incidente.

“O treino decorria normalmente, com a bola deslocada da zona onde se encontrava o Pedro, pelo que, quando nos apercebemos, já ele estava no chão”, disse consternado o dirigente, precisando: “Quem primeiro se apercebeu até foi o massagista, mas percebemos logo que seria algo de grave”.

“O massagista prestou assistência imediata ao atleta, ainda no campo e depois no seu gabinete, tendo sido accionados os mecanismos de socorro, mas três a quatro minutos depois ele deixou de reagir”, acrescentou.

Uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, alertados às 20:17 de sexta-feira, numa operação de socorro em que participou ainda a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Vale do Sousa, confirmou à Lusa que “ainda se conseguiu reverter por duas vezes a paragem cárdio-respiratória, embora com sinais vitais fracos”.

Este é o primeiro caso de morte súbita ocorrido no clube, que cancelou entretanto os cinco encontros de futebol, entre jogos de formação e da equipa sénior (1.ª Divisão Distrital do Porto), previstos para hoje.

“É de lamentar muito o que aconteceu, e nada o fazia prever. Não tínhamos conhecimento de qualquer problema, ele tinha a autorização do médico de família e os exames médicos realizados estavam bem”, concluiu o presidente da colectividade.

Pedro Pereira, natural da freguesia de Sanfins de Ferreira, no concelho de Paços de Ferreira, saiu já cadáver do local, sendo transportado para a morgue do Centro Hospital do Tâmega e Sousa, EPE, em Penafiel, onde será realizada a autópsia no início da próxima semana.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.