Este domingo há clássico no Dragão, com os seniores portistas a receberem o Sporting, na 27ª jornada da I Liga. Mas o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia brinda, no dia anterior, os adeptos de futebol com um clássico que, à primeira vista, pode parecer em menor escala mas se conferirem a tabela classificativa da fase final do campeonato de juniores enganam-se.

Na I Liga, a equipa de André Villas-Boas já tem o campeonato resolvido com a conquista do título de campeão nacional e os juniores portistas poderão estar a caminho de seguir os mesmos passos, uma vez que se encontram em primeiro lugar, com mais quatro pontos que o segundo classificado, o rival deste sábado, o Sporting.

O técnico Rui Gomes e o extremo-esquerdo Christian estiveram no Dragon Force da cidade do Porto para alegrar os alunos e antever o clássico de sábado.

«Não é o jogo decisivo, a não ser que a vitória valha cinco pontos. Temos consciência que se ganharmos ficamos numa posição invejável. Sabemos da dificuldade do jogo porque vamos jogar com a segunda melhor equipa desta fase mas é apenas mais um jogo», disse, esta quinta-feira, o técnico dos juniores azuis e brancos.

O clube FC Porto está bem encaminhado para conseguir a conquista do título de campeão nacional nas várias modalidades, mas Rui Gomes garante que a pressão não mora ali para os lados do Olival.

«Não sentimos pressão, sentimos apenas desejo e orgulho em seguir a linha que estamos a criar. Como treinador do FC Porto, sinto que estamos no melhor clube português», disse o técnico portista referindo-se à escola de formação.

O extremo-esquerdo Christian, de 19 anos, afirmou que o Sporting, neste momento, é «o rival mais forte até porque está na segunda posição».

«Não vai ser um jogo fácil mas com determinação vamos conseguir um bom resultado», acrescentou.

Em caso de vitória sobre os Leões, o FC Porto necessitará de vencer mais um jogo para se sagrar campeão nacional, a três jornadas do fim.

«Acredito que o FC Porto irá ser campeão na próxima semana [no jogo com a Naval da 12ª jornada]», disse o jogador ganês.

No final da superflash, Rui Gomes e Christian pediram aos adeptos para apoiarem a equipa este sábado.

«Apareçam no sábado para fazerem o aquecimento para o jogo do dia seguinte. Nos jogos em que tivemos casa cheia sentimos mais força».

O encontro entre FC Porto - Sporting, da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional de juniores acontece este sábado às 16 horas.