O seleccionador português de futebol de sub-21, Rui Jorge, considerou esta segunda-feira que Portugal já tem uma «coesão e solidariedade extremamente fortes» e espera vencer a Alemanha na terça-feira, em jogo de preparação da qualificação para o Euro2013.

«Em termos de coesão do grupo, de solidariedade, e aspectos importantes do ponto de vista emocional, acho que estamos extremamente fortes. Acho que mesmo tacticamente já temos algum entrosamento e coesão, já conseguimos em alguns momentos saber o que o colega está a pensar, o que é importante», afirmou Rui Jorge, na conferência de imprensa de antevisão do encontro.

Na terça-feira, em Portimão, Portugal vai ter, segundo o seleccionador, uma equipa «extremamente forte, muito bem constituída fisicamente, com bons jogadores no aspecto técnico e comporta-se bem no aspecto táctico».

«Pelo que tivemos oportunidade de ver, deram uma demonstração de grande selecção que são e nós vamos tentar fazer um bom jogo contra eles e demonstrar que temos a nossa qualidade e capacidade para ombrear com os melhores, neste caso a Alemanha», acrescentou.

Rui Jorge frisou que a Alemanha é «uma potência ao nível futebolístico», mas Portugal «também é» e «terá de demonstrá-lo se quiser continuar a aspirar a uma boa classificação na fase de qualificação para o europeu» de 2013, na qual integra o grupo 6, com a Rússia, Moldávia, Polónia e Albânia.

O técnico disse que o estágio que decorre no Algarve e serve para preparar os particulares com a formação germânica e com a Áustria, na sexta-feira, no Estádio Algarve, é importante para a equipa se conhecer melhor e evoluir, mas também para integrar os novos jogadores.

«Foi importante termos também neste estágio longo o Pedro Mendes, o Diogo Rosado e o Rui [Fonte], que tiveram muito poucos estágios connosco, para os ajudar a entrar neste grupo», afirmou.

Questionado sobre se era mais importante o resultado ou o entrosamento da equipa na partida com a Alemanha, Rui Jorge respondeu que «tudo é importante, mesmo o resultado da ‘peladinha’ no treino».

«É sempre melhor quando se ganha, mesmo para esse desenvolvimento que pretendemos, é melhor quando o conseguimos através de resultados positivos. E é isso que esperamos fazer, mas é como o dizer, não seremos os melhores do mundo se ganharmos, nem os piores se perdermos. No entanto queremos, com certeza, alcançar um bom resultado, que obviamente será a vitória», sublinhou.

O técnico adiantou ainda que a formação que entrará de início contra a Alemanha será uma das equipas que alinhou hoje na peladinha realizada no treino vespertino da equipa no Vale Garrão, em Almancil.

Assim, Portugal vai entrar de início com Anthony Lopes na baliza, um quarteto defensivo composto por Dani, Vitor Bastos, João Pereira e Ruben, com Diogo Amado, André Martins e André Almeida no meio campo, e Josué, Fonte e Wilson no ataque.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.