Benfica, Sporting e FC Porto estão entre as 120 equipas participantes da 4.ª edição da Copa Foot21, competição de futebol de sete para crianças dos seis aos 12 anos, que começa domingo em Vila Real de Santo António.

O torneio é uma das principais competições nacionais de futebol de sete destinadas a jovens futebolistas e vai reunir, até 25 de Junho, na cidade algarvia, 1800 crianças de equipas provenientes de todo o país, que disputarão nos seis dias de prova um total de 340 partidas.

«É o melhor torneio a nível nacional para estas idades e faz com que os futuros craques possam desde cedo ter um torneio de referência! Este torneio integra também a parte pedagógica, pois vão aprender a competir, a respeitar os adversários e a conviver com eles nesta semana de férias», afirmou o Director Técnico da prova, Jorge Andrade.

O complexo desportivo de Vila Real de Santo António volta assim a acolher uma prova de futebol destinada a crianças depois de, na Páscoa, ter recebido o Mundialito, que contou com a participação de equipas de todo o Mundo.

O presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, destacou a «relevância extrema» que a organização da Copa Foot21 tem para o concelho, devido ao número de visitantes, entre atletas e famílias, que traz para o concelho.

«Há momentos altos do ano em que Vila Real de Santo António se torna uma digna capital do desporto jovem. Entre eles, o início do verão habituou-nos a esta festa do futebol juvenil que a Copa Foot21 traz à cidade pombalina. Por isso, vai sendo já um hábito ver no nosso Complexo Desportivo os promissores craques do futuro», afirmou o autarca.

A prova conta ainda com o antigo futebolista e director da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica Rui Costa como patrono.

«Mais do que ganhar é fundamental que os jovens convivam, partilhem experiências, aprendam o valor da solidariedade e do fair-play. Esta tem sido a fórmula pela qual este torneio se tem vindo a consolidar como uma referência entre as provas de maior prestígio a nível nacional», disse o antigo futebolista internacional português.