Portugal derrotou esta quarta-feira a Geórgia por 5-0, no jogo da jornada inaugural do Torneio Internacional do Porto sub-19 em futebol, em Marco de Canaveses.

Bruma, Ivan Cavaleiro, Tiago Ferreira e Fábio Martins marcaram os golos da equipa lusa, que, além de ambicionar a conquista da competição, procura neste torneio afinar estratégias para a Ronda de Elite, a realizar-se entre 26 e 31 de Maio, e que será a fase final de qualificação para o Campeonato da Europa.

Portugal entrou forte no jogo, assumindo bem cedo o domínio da partida, causando sucessivas e bem delineadas jogadas de ataque, que foram confundindo a defensiva adversária.

O primeiro golo do jogo surgiu à passagem do minuto 10 e foi apontado por Bruma, num remate rasteiro à entrada da área, depois de mais uma boa combinação atacante.

Dois minutos depois, Alves poderia ter dilatado a vantagem, mas o médio da seleção portuguesa, completamente solto no interior da área, não acertou com a baliza.

Do lado contrário, a Geórgia raramente apoquentava, ensaiando apenas alguns remates exteriores, quase sempre mal direcionados.

Portugal continuou sempre à procura do segundo golo e conseguiu-o já no último dos dois minutos adicionais atribuídos na primeira parte pelo árbitro sérvio, com Ivan Cavaleiro a concluir mais uma excelente jogada de ataque desenhada por Bruma e Alves.

No início da segunda parte, o técnico da Geórgia realizou duas substituições simultâneas, conferindo maior poderio ofensivo à equipa, mas com poucos resultados práticos, continuando a prevalecer a melhor técnica individual dos jogadores portugueses e o bom jogo coletivo da equipa.

Aos 58 minutos, Ivan Cavaleiro voltou a estar perto de marcar, após mais uma boa iniciativa individual de Bruma, valendo a coragem de Sandokhadze, a oferecer o corpo à bola.

No minuto seguinte, foi a trave a impedir o terceiro golo português, depois de um livre direto cobrado por Tó-Zé. O terceiro golo surgiu com naturalidade, aos 67 minutos, apontado por Tiago Ferreira, na recarga a uma defesa incompleta do guarda-redes da Geórgia.

Aos 77 minutos, Portugal conseguiu chegar ao 4-0 por intermédio de Fábio Martins, depois de assistência de João Cancela, numa altura em que ambos os treinadores tinham já efetuado várias substituições.

O 5-0 final aconteceu já em período de descontos, de grande penalidade, após falta de Sandokhadze sobre Betinho, convertida pelo próprio.

O Torneio Internacional do Porto continua na quinta-feira, com a seleção portuguesa a defrontar a Sérvia no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim.