A Associação de Futebol de Leiria (AFL) decidiu adiar a próxima jornada dos campeonatos distritais de juvenis e iniciados, em virtude da entrada em vigor do decreto-lei 216/2012, que retira a obrigatoriedade de policiamento nos escalões juvenis e inferiores.

Num comunicado de quarta-feira, hoje tornado público no sítio do organismo, a AFL justifica esta decisão com o facto de não ter recebido da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) «qualquer regulamentação ou orientação para todos os agentes envolvidos, Associações, clubes, dirigentes, árbitros, entre outros, a boa aplicação do referido Decreto-Lei na relação com as forças de segurança carece de mais e melhor informação para uma boa base de entendimento».

Para não «colocar em causa o bom desenrolar dos jogos dos escalões de juvenis e iniciados», a direção da AF Leiria, na reunião de terça-feira, decidiu «adiar todos os jogos» desses dois escalões marcados para sábado e domingo, e «aguardar as orientações da FPF e marcar posteriormente uma reunião com todos os seus clubes e árbitros filiados».

Também a Associação de Futebol de Lisboa está contra o fim do policiamento obrigatório em jogos de iniciados e juvenis e decidiu suspender os campeonatos jovens, promovendo ações de protesto para as próximas três semanas.

A Associação de Futebol (AF) de Ponta Delgada tinha decidido suspender as suas competições, mas acabou por voltar atrás, na sequência de uma clarificação feita por parte da FPF.

«Nós suspendemos os campeonatos distritais, mas desistimos por causa da adaptação dos regulamentos por parte da FPF. Desta forma, com esta clarificação, vamos avançar, no fim de semana, com os nossos campeonatos normalmente», explicou o presidente da AF de Ponta Delgada, Auditon Moniz, em declarações à agência Lusa.

Hoje, a FPF alterou hoje as normas e instruções para árbitros e clubes devido à entrada em vigor deste diploma

O organismo que tutela o futebol português anunciou também a criação de um gabinete de segurança destinado a recolher e publicar os dados estatísticos relativos à violência ocorrida nos jogos das suas competições.

A FPF recomenda aos clubes visitados que comuniquem às forças policiais a data e hora do jogo para que possam «ser efetuadas rondas policiais ao local do jogo» e que nomeiem uma equipa de segurança.

A referida equipa, liderada pelo responsável de segurança do clube visitado, deverá apoiar a equipa de arbitragem e preencher «no final de cada jogo, um relatório com os factos ocorridos independentemente do seu grau de gravidade e entregá-lo à equipa de arbitragem».

Aos árbitros, a FPF aconselha uma estreita colaboração com o responsável de segurança do clube, antes, durante e após o encontro.

v