A sede da Federação Portuguesa de Futebol serviu esta terça-feira de casa à apresentação da Moche Cup, uma competição de futebol de 5 mista e que pretende não só integrar jovens na prática desportiva, como promover a integração de mulheres na modalidade. Tendo em vista este segundo aspeto, prevê o regulamento da competição que cada equipa deva ter, pelo menos, um elemento de cada género.

O projeto conta com o apoio da FPF e do Desporto Escolar, assim como da Portugal Telecom, que através da sua marca Moche dá nome ao projeto.

A competição deverá envolver cerca de 4000 jovens e Luís Avelar, administrador do grupo PT Comunicações, realça que esse é o contributo mais importante deste projeto.

«Esta é uma aposta no futuro dos jovens. É um projeto de enorme dimensão e um investimento no futuro do país, que são os jovens.»

Fernando Reis, responsável pelo Desporto Escolar, frisa que o programa procura «a promoção da atividade desportiva e a atividade física regular»:

«A Moche Cup engloba valores importantes como o fair play, a competição e a promoção da saúde. Além disso», revelou, «está já a gerar uma participação entusiásticas dos jovens».

Já Fernando Gomes, presidente da FPF, realçou que a aposta na divulgação da modalidade futebol junto dos mais novos foi desde sempre uma aposta da estrutura que lidera.

«Uma das apostas da FPF era o desenvolvimento da modalidade em parceria com o Desporto Escolar. Desde sempre desenvolvemos ações para fazer a aproximação à prática da modalidade, e esse desenvolvimento passa obrigatoriamente pelas escolas.»

O presidente da federação sublinhou ainda que a participação do organismo neste projeto visa alargar o número de praticantes de modo a alargar e fortalecer a base de sustentação das seleções.

A competição será organizada em duas fases: uma primeira fase a nível regional, onde serão econtrados os campeões distritais, e uma segunda fase de âmbito nacional, onde se ficará a conhecer o campeão de cada escalão. O início da Moche Cup está marcado para o dia 8 de abril e a 16 de junho será jogada a final.