O Benfica garantiu hoje o título nacional de juniores em futebol, depois de vencer o Rio Ave, por 2-1, em Vila do Conde, na 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão.
Dois golos do defesa João Cancelo revelaram-se decisivos na obtenção da vitória, sendo que o tento determinante foi marcado a 15 minutos do final do encontro.
Os “encarnados” entraram para esta derradeira jornada com mais um ponto que o rival FC Porto, e, por isso, teriam que igualar o resultado obtido pelos "dragões" frente ao Vitória de Guimarães, no outro jogo decisivo da tarde.
Nessa toada, os benfiquistas fizeram o que lhes competia, inaugurando o marcador a fechar o primeiro quarto de hora, num canto direto apontado por João Cancelo, aproveitando alguma ingenuidade dos vila-condenses.
Ainda assim, os locais não se intimidaram, cresceram como equipa, e, aos 29 minutos, restabeleceram o empate, também de bola parada, com Nuno Santos exímio na marcação de um livre direto.
Com o rival FC Porto em vantagem no outro jogo, o empate em Vila do Conde não servia os intentos benfiquistas, que entraram para o segundo tempo com maior determinação.
No entanto, aos 50 minutos, a tarefa de recuperação da formação lisboeta complicou-se, com a expulsão de Sancidino Silva, por acumulação de amarelos.
Nesta fase, os “encarnados” conseguiram suster algum ascendente do Rio Ave, para, depois, mesmo em desvantagem numérica, assumirem o controlo do desafio.
A missão benfiquista ficou mais facilitada quando o vila-condense Kiki viu dois amarelos em dois minutos. Da segunda falta cometida pelo jogador do Rio Ave, resultou um livre que João Cancelo, na cobrança, não desperdiçou, quando faltavam menos de 15 minutos para final.
Sem capacidade reação, o Rio Ave ainda teve mais um jogador expulso, permitindo que o Benfica controlasse sem problemas a vantagem, festejando, no final, o título com centenas de adeptos a invadiram pacificamente o terreno de jogo.