Num jogo de sentido único, os juniores do FC Porto venceram hoje o Vitória de Guimarães por 2-0, mas o desfecho" foi "amargo", pois os "dragões" dependiam de um deslize do Benfica, o que não aconteceu.
A equipa de Nuno Capucho foi claramente superior à dos vimaranenses, mas "pecou" na capacidade concretizadora, apesar das excelentes movimentações ofensivas que criou durante todo o encontro da 14.ª e última jornada da fase final do campeonato nacional de juniores A.
Aos sete minutos, na sequência da segunda falta "arrancada" por André Silva no corredor direito, Rafa inaugurou o marcador, graças a um livre marcado para o coração da área, na direção do segundo poste, com a bola a entrar sem que ninguém lhe tocasse.
Os portistas ainda desfrutaram de mais um par de ocasiões de golo, mas André Silva e Gonçalo, apesar das boas movimentações que criaram, falharam no momento da decisão.
O Vitória de Guimarães foi tentando "sacudir" a pressão da equipa da casa, muitos "às costas" de Didi, o jogador mais esclarecido da equipa visitante, embora a organização defensiva fosse dando conta das necessidades.
Já na segunda parte, André Silva falhou, aos 53 minutos, uma excelente oportunidade de golo, quando surgiu isolado frente ao guarda-redes Miguel Palha, mas este conseguiu opor-se com eficácia ao avançado portista.
O mesmo jogador voltou a estar em condições de aumentar a vantagem, aos 57 minutos, após boa assistência de Ivo, na direita do ataque, mas o seu remate fez a bola passar a centímetros da baliza.
Três minutos depois, Gonçalo cabeceou à figura do guardião, e, no lance seguinte o perigo voltou a rondar a baliza de Miguel Palha, num lance de André Silva, que terminou com um defesa a impedir o golo com a barriga.
O domínio portista manteve-se intenso e André Silva conseguiu, finalmente, aos 79 minutos, "traduzi-lo" em golo, lançado em velocidade por Gonçalo, e após bom trabalho individual já no interior da área, tirando um defesa do caminho e fazendo a bola entrar num dos ângulos da baliza.