O selecionador português de futebol de sub-20, Edgar Borges, defendeu hoje que a presença no Torneio de Toulon está incluída na preparação para o Mundial da categoria, sem ter como objetivo vencer a competição gaulesa.

«A preparação está dividida em três fases, esta é a última fase. Todas as atividades fazem parte da preparação, o que quer dizer que no Torneio de Toulon nós estamos a preparar a equipa para o Mundial, não estamos preocupados com a lógica do torneio per si», explicou em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.

No entanto, os adversários no Grupo B, casos das seleções da Bélgica, Brasil, México e Nigéria, não devem esperar facilidades, porque Portugal aborda cada jogo “com uma lógica de vitória.

«Mas há objetivos maiores do que isso. Se conseguirmos ganhar e cumprir os objetivos, ótimo. Se não conseguirmos ganhar, mas cumprirmos com os princípios que estabelecemos para o Mundial, ficamos igualmente satisfeitos. O que nós não queremos é jogar mal», assumiu.

Edgar Borges lamentou ainda as ausências de vários convocados, ainda retidos nos seus clubes, mas garantiu que o trabalho nos últimos dias foi «extremamente positivo».

«Infelizmente não temos podido contar com todos os jogadores. Entendemos que são os que estão em melhor momento para abordar esta última fase de preparação para o Mundial. Dentro desses condicionalismos, estou profundamente satisfeito, porque estamos a concretizar aquilo que tínhamos planeado inicialmente», completou.

De acordo com a FPF, Edgar Borges já contou hoje com os sportinguistas João Mário, Ricardo Esgaio e Tiago Ilori, mas a seleção só fica completa no dia 3 de junho, com as integrações de André Gomes (Benfica) e Ricardo Pereira (Vitória de Guimarães), na terça-feira, Agostinho Cá e Edgar Ié, ambos do Fc Barcelona e Aladje (Aprilia FC), no dia 3, já em França.