O presidente da mesa da assembleia da associação provincial do Namibe de futebol, Carlos da Rocha Cruz, disse que o objectivo principal do campeonato local unificado da modalidade em juniores e juvenis, conquistado pelo Sporting de Moçamedes, passa pela ocupação dos tempos livres da população e descobrir novos valores.

Ao pronunciar-se por ocasião do encerramento, sábado, do Provincial unificado, Carlos Cruz sublinhou o facto de nos municípios se estar já a praticar desporto.

«Estamos congratulados, pois nos municípios também já se assiste ao desenvolvimento do desporto em diversas modalidades praticadas, quer por Girabairro quer por outras instituições sociais. Isso quer dizer que, em termos da massificação do desporto em geral estamos bem servido», declarou.

O responsável afirmou que a nível dos municípios existe em cada escola uma quadra desportiva e um núcleo desportivo, o que resulta na aderência de crianças ao desporto e desta feita a sua instituição se compromete em trabalhar para o aumento de praticantes, assim como preservar as infraestruturas edificadas para o efeito.

O vice-presidente do Sporting de Moçâmedes, António Pimentel, considerou o campeonato num clima de paz e harmonia e venceu o melhor. Doravante, adiantou, espera da associação provincial trabalho para melhorar as condições organizativas e competitivas do próximo campeonato.

O Sporting de Moçâmedes conquistou a edição 2013 do campeonato provincial de futebol Juniores em masculinos, ao empatar (0-0), sábado com o Porto do Namibe. O campeão totalizou nove pontos ao passo que o Porto do Namibe ocupou o segundo lugar com quatro pontos.

Em juvenis, a formação do Ferroviário do Porto foi primeiro seguido pela Sagrada Família.

Participaram no campeonato provincial de futebol unificados em juniores e jovens 16 dentre as quais 4 equipas de juniores, disputado num sistema de todos contra todos a duas voltas. Foi igualmente atribuída uma Taça ao melhor árbitro do mesmo campeonato.