Benfica, finalista em 2014, e FC Porto, procuram esta semana impor-se aos ucranianos do Shakhtar Donetsk e aos belgas do Anderlecht, respetivamente, e marcar encontro nas meias-finais da Youth League, a Liga dos Campeões de juniores em futebol.

Depois de apenas ter sido ‘travado’ na final da época passada, ao perder por 3-0 com o FC Barcelona, o Benfica está bem posicionado para voltar atingir as ‘meias’, uma vez que joga em casa, recebendo os ucranianos no centro de estágio do Seixal, na terça-feira.

O FC Porto, em contrapartida, terá de viajar até Bruxelas, onde na quarta-feira medirá forças com o Anderlecht, que eliminou o FC Barcelona nos oitavos de final da segunda edição da prova, ao impor-se por 1-0 na receção ao detentor do troféu.

Caso os dois clubes portugueses sigam em frente têm encontro marcado nas meias-finais, fase para a qual já estão qualificados os ingleses do Chelsea, que esperam o vencedor do confronto entre os compatriotas do Manchester City e os italianos da AS Roma para conhecer o próximo adversário.

O Chelsea venceu na terça-feira passada em casa o Atlético de Madrid, por 2-0, num jogo em que o defesa português Sandro Sakho foi titular, tornando-se o primeiro clube qualificado para a ‘antecâmara’ da final da competição.

Apesar de reunir algum favoritismo, o Benfica não deverá encontrar facilidades frente ao Shakhtar, que venceu de forma categórica o Grupo H, no qual o FC Porto não foi além do segundo lugar, com os dois embates entre ucranianos e portugueses a saldarem-se por empates 1-1.

O Benfica também venceu a ‘poule’ C, que integrava os russos do Zenit de São Petersburgo – responsáveis pela única derrota dos ‘encarnados’ e logo por 5-1 -, os alemães do Bayer Leverkusen e os franceses do AS Mónaco, antes de bater os ingleses do Liverpool nos ‘oitavos’, por 2-1.

Os ‘dragões’ tiveram um percurso mais atribulado, terminando a primeira fase atrás do Shakhtar no grupo H e em igualdade pontual com os espanhóis do Athletic Bilbau, antes de se impor ao Real Madrid no desempate por grandes penalidade, após uma igualdade 1-1 nos oitavos de final.

O Sporting, a outra equipa portuguesa que disputou a Youth League desta temporada, não foi além da terceira posição no agrupamento G, atrás do Chelsea e dos alemães do Schalke 04, falhando a qualificação para a fase a eliminar.