O Deportivo garantiu hoje o regresso à segunda divisão do futebol espanhol com uma vitória por 1-0 ante a equipa B do FC Barcelona, selada com golo de Lucas Pérez.

O avançado de 35 anos, que se desvinculou do primodivisionário Cádiz em janeiro de 2023 para ajudar o clube da terra natal, marcou um livre direto que garantiu matematicamente o regresso do emblema da Corunha, campeão espanhol de 2000, ao futebol profissional.

Como o ‘Barça’ B não pode subir, a diferença do líder do grupo 1 do terceiro escalão para o terceiro classificado, o Gimnàstic, é de sete pontos, quando estão apenas seis ainda em disputa.

Em declínio desde 2018, quando deixou o principal escalão, tem jogado na ‘Segunda B’ desde 2020, com Pérez a pagar perto de 500 mil euros do próprio bolso para sair de La Liga e vir ajudar o clube do coração, tendo esta época contribuído com 12 golos e 10 assistências.

É a terceira passagem do avançado veterano pelo emblema galego, tendo jogado também na Ucrânia e na Grécia e, como ponto alto, no Arsenal, que pagou 20 milhões de euros pelo seu passe em 2016/17.