O campeonato espanhol ainda agora começou e já começa a ferver entre os intervenientes. Logo na primeira jornada, o Barcelona empatou a zero golos frente ao Getafe e Xavi apontou claras críticas à arbitragem;

"Não é a primeira vez que nos expulsam. A mão do Gavi não foi clara. Dizem-nos coisas que depois não cumprem. Estamos contrariados, foi uma injustiça muito grande. Para mim foi uma vergonha absoluta", criticou na altura, falando em "invenção" e apontando a responsabilidade ao VAR. O técnico acabou mesmo por ser expulso no decorrer do encontro.

Agora, foi o treinador do Getafe a responder, argumentando que estas são declarações que não favorecem o campeonato espanhol: "Não acredito que Xavi faça um favor à nossa Liga, tendo em conta que presumimos que é uma das melhores do mundo. A grandeza do futebol tem destas coisas, uma equipa pequena é capaz de roubar um ponto ao Barcelona. Não partilho da sua opinião, é uma forma de justificar, obviamente, o facto de não ter conseguido os três pontos com um super plantel, com jogadores incríveis", apontou, falando numa forma de camuflar o bom jogo dos seus jogadores e defendendo que não se devem colocar as culpas nos árbitros.

Da ficha de jogo, fica a expulsão de Raphinha e de Xavi do lado do Barcelona. No Getafe, Jaime Mata também foi expulso.