O Olympiacos da Grécia garantiu um lugar nas meias-finais da Liga Conferência, na noite desta quinta-feira. Os gregos foram até a Turquia vencer o Fenerbahçe por 3-2 nas grandes penalidades, depois de os turcos terem ganho 1-0 nos 120 minutos de jogo. Na 1.ª mão, o Olympiacos tinha recuperado de 0-2 para 3-2, alcançado um triunfo crucial numa eliminatória nuito renhida.

O Olympiacos acabou por ser mais competente, uma vez que converteu três dos cinco penáltis, enquanto a equipa da casa conseguiu marcar apenas dois, falhando três deles, nomeadamente pelo experiente internacional sérvio Dusan Tadic, e pelo veterano italiano Leonardo Bonucci.

O médio português André Horta, que ‘saltou’ do ‘banco’ aos 109 minutos a render o seu compatriota Chiquinho, converteu o respetivo penálti.

Além destes dois portugueses, o Olympiacos contou para a qualificação para as meias-finais com o contributo de Daniel Podence, que foi titular, mas seria substituído aos 64 minutos por Masouras, enquanto o médio João Carvalho não chegou a ser utilizado.

Também hoje, a Fiorentina bateu o Viktoria Plzen em outro duelo dos 'quartos', por 2-0, após prolongamento (0-0 no tempo regulamentar), e também se apurou para a próxima fase da prova. Na primeira mão, na República Checa, os dois emblemas tinham empatado a zero.

Os italianos vão defrontar o Club Brugge, que confirmou a vitória na Bélgica frente ao PAOK, desta vez com um triunfo por 2-0 – tinha vencido por 1-0 na primeira mão -, liquidando ainda na primeira parte as hipóteses que a equipa grega acalentava de dar a volta à eliminatória.

O avançado espanhol Ferran Jutglà deu o primeiro golpe nos gregos aos 33 minutos, ao abrir o marcador para os belgas, e o ‘xeque-mate’ foi dado pelo avançado polaco Michal Skoras, à beira do intervalo, aos 45+4.

Já o técnico português Paulo Fonseca esteve a poucos minutos de apurar o Lille para as meias-finais desta Liga Conferência Europa de futebol, mas acabou por cair nas grandes penalidades perante o Aston Villa (4-3), em França.

Com uma desvantagem de 2-1 da primeira mão em Inglaterra, a equipa do treinador luso deu a volta à eliminatória em solo gaulês com golos do turco Yazici, aos 15 minutos, e do capitão Benjamin André, aos 67, mas a formação de Birmingham recuperou aos 87 com um remate certeiro do defesa polaco Cash.

A decisão da eliminatória dos quartos de final seguiu primeiro para prolongamento e depois para as grandes penalidades, com Benjamim André a falhar no final da quinta série e a permitir o apuramento do Aston Villa.

Destaque ainda para Tiago Santos, que foi titular e esteve a tempo inteiro no Lille, com Tiago Morais a não sair do banco de suplentes.

Os atuais quartos classificados da Premier League vão agora defrontar o Olympiacos nas meias-finais da Liga Conferência Europa, a ‘terceira divisão’ do futebol europeu.

Igualmente difícil foi o apuramento dos gregos na Turquia, frente ao Fenerbahçe, na série final de penáltis, depois do jogo ter chegado ao final do prolongamento com os turcos, que perderam em Atenas por 3-2, a vencer por 1-0.

O único golo da partida foi marcado pelo avançado Irfan Can Kahveci, aos 11 minutos, após assistência do polaco Sebastian Szymanski, o que obrigou a um prolongamento, que nada alterou, e a recorrer aos penáltis para definir quem seguia em frente.