O Benfica assegurou, esta terça-feira, o terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, após vencer o Salzburgo, por 3-1. Os encarnados asseguraram assim a passagem para o play-off da Liga Europa.

Ao intervalo, as águias já venciam, por 2-0, com golos de Angel Di Maria e Rafa, resultado que era favorável para a continuação na Europa. Mas, o golo de Susic, já na segunda parte, aos 57 minutos, vinha afastar o Benfica das ambições europeias.

Contudo, Arthur Cabral saltou do banco para ser o herói do jogo, ao marcar o golo que assegurava a passagem do Benfica para a Liga Europa.

Veja as melhores fotografias da partida:

O Jogo:

O Benfica entrou em campo com a vitória por dois golos na mente e, embora os primeiros minutos do jogo tenham começado mais divididos, a primeira oportunidade de grande perigo surgiu do lado das águias. Rafa teve nos pés aquele que podia ser o primeiro golo da partida, mas o extremo português acabou por atirar por cima da baliza do Salzburgo.

Embora, após o golo, o Benfica tenha ganho ímpeto ofensivo, a equipa da casa também começou a criar perigo para a baliza de Trubin. Mas, o golo surgiu e sorriu aos encarnados. Di Maria tinha ameaçado minutos antes e, de canto direto, abriu a contagem no marcador.

O Salzburgo ia criando perigo, mas o guardião ucraniano das águias mantinha a baliza impenetrável. Já no tempo de compensação, foi a vez de Rafa redimir-se e rematar cruzado para o fundo das redes da baliza de Schlager.

O Benfica seguia assim para intervalo com um pé na Liga Europa.

A segunda parte trouxe um Benfica mais forte e avassalador. Os primeiros minutos do segundo tempo acumularam oportunidades de vários jogadores do Benfica: entre eles, Rafa que esteve muito perto de bisar, após cruzamento de Aursnes, mas acabou a rematar à figura.

Mas, quem não marca sofre, e na primeira oportunidade, o Salzburgo reduziu por Susic. Desta forma, as águias estavam virtualmente fora da Europa.

Mas o Benfica não esmoreceu e, logo em seguida, Otamendi rematou ao poste da baliza de Schlager. A equipa de Roger Schmidt continuava a acumular hipóteses por Di Maria e Rafa, com o argentino a rematar, mais uma vez, ao poste.

Um calafrio ainda percorreu a equipa encarnada, aos 75 minutos, quando Koita colocou a bola dentro da baliza de Trubin, mas, o lance acabou por ser invalidado por fora de jogo.

Mas, nada estava perdido para o Benfica, pois, o golo viria a surgir já no tempo de compensação e vindo de um herói improvável... Depois de uma semana polémica, Arthur saltou do banco e no minuto a seguir, aos 90'+2', de calcanhar, fez o 3-1 no marcador, e deu ao Benfica a passagem ao play-off da Liga Europa.

Momento-chave:

A entrada de Arthur Cabral, já no tempo de compensação, e, consequentemente, o golo do avançado brasileiro, veio dar ao Benfica a tão aguardada passagem à Liga Europa.

O Melhor:

Angel Di Maria, para além de ter apontado o primeiro golo das águias e ter assistido, criou várias oportunidades no ataque dos encarnados.

Também o jovem médio encarnado, João Neves, foi bastante seguro no meio campo do Benfica e, para além disso, ajudou a equipa a criar vários lances de perigo para a baliza de Schlager.

Em noite 'não':

Apesar da vitória, mais uma vez, o Benfica deixou algo a desejar no campo da eficácia. A equipa encarnada voltou a criar várias oportunidades mas, sem conseguir, convertê-las em golos.

Reações:

Roger Schmidt: "O Arthur foi o jogador perfeito para marcar o golo decisivo"

Di Maria: "Disse a Rui Costa que era o que me faltava, a Liga Europa"