No derradeiro encontro do Grupo G da Liga dos Campeões deste ano, Atlético de Madrid e FC Porto enfrentam-se com espíritos diferentes e pontuação muito desiqulibrada.

Apesar de o FC Porto ainda não ter perdido fora de portas do Dragão, a equipa de Paulo Fonseca soma apenas cinco pontos em cinco jogos na Champions, com a agravante de chegar a Espanha depois de ter caído do primeiro para o terceiro lugar no campeonato português.

Os Dragões de Paulo Fonseca começaram a caminhada europeia 2013/2014 com uma magra vitória por 0-1 em Viena na primeira jornada com golo de Lucho González, aos 55 minutos.

Na segunda jornada, e depois de uma excelente exibição na primeira parte, o FC Porto acabou por ceder (1-2) perante o Atlético de Madrid em pleno Estádio do Dragão.

Os azuis e brancos começavam a perder fôlego na Liga dos Campeões e, quando já necessitavam de pontos para não complicar mais as coisas, o Zenit venceu no Dragão por 1-0 com golo de Kerzhakov (86’). Na Rússia, na quarta jornada, o FC Porto acabou por ceder um empate (1-1) em São Petersburgo.

Por fim, a 26 de novembro, os Dragões voltaram a ceder mais um empate (1-1) na receção aos austríacos de Viena e deixaram nas mãos dos russos do Zenit, segundo classificado com mais um ponto que o FC Porto, a decisão da segunda vaga para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Isto porque o Atlético já garantiu o primeiro lugar do Grupo G. A equipa de Madrid venceu todas as quatro primeiras cinco jornadas (Atlético de Madrid 3-1 FC Zenit; FC Porto 1-2 Atlético de Madrid; Áustria de Viena 0-3 Atlético de Madrid; Atlético de Madrid 4-0 FK Áustria de Viena; tendo cedido apenas um empate na quinta jornada (Zenit 1-1 Atlético de Madrid).

Os Dragões, que já garantiram o terceiro lugar de acesso à Liga Europa, estão obrigados a vencer os "colchoneros" e esperar uma derrota ou empate do Zenit em Viena para seguirem em frente na prova milionária.