O sorteio da nova Liga dos Campeões de futebol, agendado para o dia 29 de agosto, trará mudanças para quem costuma acompanhar o momento, em direto, pelas televisões. A UEFA decidiu inovar e, a partir da próxima época, será um computador a realizar todo o sorteio.

A nova Champions contará com 36 equipas, num único grupo, sendo que numa primeira fase cada clube disputará oito jornadas (quatro jogos em casa e quatro jogos fora).

Uma das condicionantes do mesmo passará pelo facto de os clubes do mesmo país não poderem defrontar-se na fase de grupos. Ora com 36 equipas num único grupo, fazer o sorteio de forma manual seria muito moroso. Isto porque seriam necessárias 900 bolas para gerar jogos sem equipas do mesmo país, o que levaria três a quatro horas a finalizar a cerimónia. Um trabalho que um supercomputador consegue fazer em 35 minutos.

Ora é exatamente um computador quem vai tratar do próximo sorteio da Champions, de acordo com a imprensa britânica, citando Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto e diretor do futebol da UEFA.

O dirigente da UEFA explicou que desta vez será um computador a determinar os adversários que cada equipa. O software, desenvolvido por uma empresa inglesa, será mais tarde alvo de uma auditoria por parte da Ernst & Young, uma das principais auditoras do mundo.

Depois da fase de grupos, o computador é colocado de parte e volta a mão humana para o sorteio dos oitavos, quartos e meias-finais.