Depois de conhecidos os oito apurados para os quartos de final da Liga dos Campeões 23/24, a Opta, conceituada empresa de análise estatística de dados desportivos atualizou a sua 'aposta' no que toca ao vencedor da presente edição da principal competição europeia de clubes.

A Opta levou a cabo um número considerável de simulações tendo em conta os dados estatísticos à sua disposição e a conclusão é clara: o Manchester City, atual detentor do troféu, é o grande favorito a voltar a conquistar a competição.

A formação orientada por Pep Guardiola, onde militam os internacionais portugueses Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes, tem, de acordo com a OPTA, 32,3 por cento de probabilidades de vencer a competição em Wembley, a 1 de junho. Segue-se, distante, o Real Madrid, com 16,87 por cento. No terceiro lugar aparece o carrasco do FC Porto, o Arsenal (13,09 por cento).

Mais atrás, ao Paris Saint-Germain a Opta dá 11,8 por cento de probabilidade de erguer o troféu. Seguem-se Bayern (10,75 por cento), Dortmund (5,65 por cento), Barcelona (5,38 por cento) e Atlético de Madrid (4,19 por cento).