FC Porto e Benfica estão bem lançados para seguirem para as meias-finais da Liga Europa. Os dois representantes portugueses em prova venceram os jogos da 1.ª mão por 1-0 mas perderam jogadores influentes para o segundo jogo, devido a castigo.

No Estádio do Dragão, Luís Castro viu Jackson Martinez a ser admoestado com um amarelo aos 42 minutos, na sequência de um lance com Moreno. Os dois jogadores saltaram para tentar ganhar a bola, o espanhol caiu no relvado, numa queda que pareceu mais teatro que outra coisa, apesar de ter sido tocado pelo colombiano. O alemão Wolfgang Stark entendeu que falta era para amarelo, o que acabou por condicionar o jogo do Cha Cha Cha.

Na segunda mão Ghilas deverá ocupar a vaga de Jackson. O argelino tem sido o homem das Taças, ele ajudou o FC Porto nas duas eliminatórias anteriores, ao saltar do banco e marcar ao Eintracht de Frankfurt e ao Nápoles, ambos fora. Marcou ainda o golo que apurou os Dragões para as meias-finais da Taça de Portugal. Apesar de não ser tão "matador" como Jackson, Luís Castro sabe que pode contar com os golos de Ghilas para seguir em frente.

Fernando também fica de fora. O médio viu dois amarelos na mesma jogada (algo inédito) e foi expulso. Agarrou um jogador mas o árbitro deu a lei da vantagem e na sequência do lance, voltou a fazer falta e a protestar por o árbitro não ter assinalado um derrube a Quintero. Wolfgang Stark não esteve para contemplações e mostrou o amarelo duas vezes, uma pela falta e outra pela reclamação. Fernando pode mesmo apanhar dois jogos de castigo, dependendo do que o árbitro escrever no relatório.

São duas baixas de vulgo na equipa, de dois jogadores que não tem substitutos à altura. Defour deverá ocupar o lugar de Fernando no meio-campo, entrando Herrera para fazer de segundo médio, ao lado de Carlos Eduardo.

Jesus também não irá contar com Maxi e Gaitán para o jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Gaitán viu amarelo aos 61 minutos, Maxi já no período de descontos do jogo com o AZ Alkmaar, pelo que falham o segundo jogo. Ambos estavam "tapados".

O treinador do Benfica não deverá sentir muitas dificuldades em encontrar os substitutos. O plantel é vasto e de muita qualidade, o que tem permitido a Jesus rodar a  equipa, sem que isso se note muito nas exibições e resultados.

Para o lugar de Maxi deverá entrar Sílvio para ocupar a vaga de lateral direito. Já no caso de Gaitán, há muitas soluções, como Sulejmani, Ivan Cavaleiro e Djuricic.

É provável que o Benfica não venha a contar com Ruben Amorim, que saiu lesionado, mas Jesus já terá Fejsa e Enzo Pérez para o meio-campo. Isso se nada acontecer aos jogadores até lá. Há treinos e jogo no fim de semana, logo, os jogadores não estão imunes a lesões.

Mangala marcou o golo com que o FC Porto venceu o Sevilha no Dragão, Salvio fez o tento da vitória por 1-0 do Benfica na Holanda frente ao AZ Alkmaar. Os jogos da 2.ª mão estão marcados para o dia 10 de abril, às 20h05.