O Paços de Ferreira perdeu com o Dnipro na Ucrânia por 2-0 e está fora da próxima fase da Liga Europa. Os "castores" somaram a terceira derrota em quatro jogos no Grupo E, liderado pela Fiorentina que tem 12 pontos, mais três que o Dnipro.

Na estreia de Henrique Calisto nas competições da UEFA, o treinador do Paços de Ferreira teve de fazer várias mexidas, principalmente na frente de ataque, onde não contou com Bebé, Carlão, Caetano e Hurtado, todos lesionados. Manuel José e Rui Miguel eram os homens que tinham a missão de apoiar Irobiso. Calisto deixou Tony e Gregory no banco, tal como Sérgio Oliveira.

Frente ao terceiro colocado da Liga Ucraniana, os "castores" voltaram a evidenciar os mesmos erros do passado, principalmente nas perdas de bola a meio-campo, que acabaram por ser fatais.

A formação do Dnipro, cujo orçamento é de 80 milhões de euros, entrou determinado em resolver cedo o jogo. Com o português Bruno Gama na direita do ataquee o ex-bracarense Mateus na frente, os ucranianos estiveram perto do golo em várias ocasiões na primeira parte. Depois de Kalinic e Konoplyanka falharem o alvo por pouco e Ricardo cortar uma bola que ia para golo, foi a vez do guarda-redes António Filipe negar o golo a Bruno Gama, num remate perto da pequena área

Mas Mateus não viria falhar quando aos 43 minutos aproveitou a falta de agressividade e apatia de Tiago Valente para cabecear para o fundo da baliza, após centro da direita.

O melhor que o Paços de Ferreira conseguiu foi um canto perigoso, com Ricardo a rematar para a defesa, com os braços, de um contrário. O árbitro, o finlandês Anti Munuka assim não entendeu e não marcou a devida grande penalidade.

No segundo tempo, nada mudou. A formação de Juande Ramos continuava a mandar no encontro, perante um Paços com grandes dificuldades para sair a jogar: muitas perdas de bola, falta de confiança, poucos homens na frente, com os jogadores das alas mais preocupados em defender. A solução era quase sempre os passes longos para Irobiso mas o nigeriano pouco ou nada poderia fazer.

Depois de António Filipe ter negado o golo a Konoplyanka em duas ocasiões, o guardião pacense pouco poderia fazer aos 64 minutos. O internacional ucraniano recebeu na esquerda, fletiu para o meio, deixando Rodrigo António e Filipe Anunciação para trás, e atirou, colocado, ao poste mais distante da baliza do Paços de Ferreira. Um golaço! Foi o quarto tento em 19 jogos nas provas da UEFA do jogador ucraniano.

Henrique Calisto tentou mexer com o jogo dos "castores", com as entradas de Seri e Sérgio Oliveira mas já era tarde. Os dois jovens pouco ou nada acrescentaram ao ataque pacense.

Com esta derrota o Paços fica afastado da próxima fase da competição. Os pacenses têm um ponto em quatro jogos

No outro jogo do Grupo E, o Pandurii da Roménia perdeu com a Fiorentina por 2-1, e está também fora da próxima fase. Os italianos estiveram a perder com golo de Eric mas Ryder Matos e Borja Valero deram a volta ao encontro.

A Fiorentina soma 12 pontos e está na próxima fase, tal como o Dnipro que tem nove. Pandurii e Paços são últimos com um ponto cada.