Depois de Van Nistelrooy ter passado os exames médicos, os dois clubes anunciaram o acordo para a transferência do internacional holandês, que esteve lesionado praticamente toda a época passada e no início da presente e procura no Hamburgo o espaço que lhe faltou no Real Madrid desde a entrada de Cristiano Ronaldo e Benzema.

"[O Hamburgo] é um grande clube com uma equipa forte e grandes ambições. E eu também tenho grandes ambições", afirmou Van Nistelrooy, de 33 anos, manifestado o desejo de que esta mudança o ajude a conquistar uma vaga na selecção da Holanda para o Mundial2010.

Depois da grave lesão no joelho direito contraída em Novembro de 2008, o holandês regressou à competição frente ao Xerez, num encontro da Liga espanhola no início da época, marcou um golo e voltou a lesionar-se. Depois disso alinhou alguns minutos num jogo da Taça do Rei, com o Alcorcon, e outro da Liga dos Campeões, com o AC Milan.

O jogador, que começou no Den Bosch e passou por Heerenveen, PSV Eindhoven e Manchester United, marcou 60 golos em 89 jogos ao serviço do Real Madrid, nomeadamente 46 em 68 partidas do campeonato espanhol, do qual foi o melhor marcador em 2006/07, com 25 golos, repetindo o feito conseguido na Holanda e em Inglaterra.

No Manchester United figura como um dos oitos jogadores que marcaram 150 golos pelo clube, sagrando-se ainda melhor marcador da Liga dos Campeões em 2003 e 2006, enquanto ao serviço da selecção "laranja" contabiliza 33 tentos em 64 jogos.