À partida para a 29.ª jornada, o Schalke liderava, com mais dois pontos, e, por isso, era crucial para os bávaros terem um bom resultado e não deixarem o adversário ampliar a distância.

Não só não deixaram, como destronaram o Schalke 04, num jogo difícil.

O internacional francês Ribèry voltou à titularidade - não era opção para o início de um jogo desde 28 de fevereiro -, e pertenceu-lhe o primeiro golo, aos 25 minutos.

O Schalke não teve sequer tempo para reagir, já que, no minuto seguinte, Rafinha, sob pressão, colocou a bola nos pés de Altintop e este assistiu Thomas Muller para o 2-0.

Um duro golpe para os da casa, que ainda reduziram nos minutos seguintes por Kevin Kuranyi, com um grande cabeceamento, naquele que foi o seu 18.º golo da temporada.

O Bayern Munique, que chegava ao jogo privado do holandês Robben, começou a ter maiores dificuldades com a saída de Daniel van Buyten, mas as coisas ainda ficaram piores quando Altintop viu o segundo amarelo e recebeu ordem de expulsão (40).

Mesmo com mais um jogador, o Schalke não foi capaz de virar o jogo na segunda metade, para desespero dos seus adeptos, os quais anseiam pelo título alemão desde 1958.

O triunfo de hoje do Bayern Munique não decide nada, mas dá ligeira vantagem aos bávaros - que tentam o 22.º título da sua história - e relança a discussão a cinco jornadas do final da "Bundesliga".

Mais longe da frente ficou o Bayer Leverkusen, terceiro classificado, que está agora a seis pontos do Bayern e a cinco do Schalke, depois de perder por 3-2 em casa do Eintracht Frankfurt.

O Bayern, derrotado pela quarta vez em menos de um mês, defronta em casa na próxima ronda o Bayern Munique, depois dos bávaros jogarem a meio da semana com o Manchester United, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Ainda esta tarde, o Werder Bremen (5.º), com o avançado português Hugo Almeida a titular, perdeu no terreno do Borussia Dortmund (4.º), por 2-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.