A equipa de Van Gaal tem praticamente assegurado o seu 22.ª título de campeão na Alemanha mesmo que na próxima jornada perca frente ao Hertha de Berlim e o Schalke 04 vença o Mainz. A diferença de golos entre as duas equipas é de 39 contra 22, sendo praticamente impossível ao Schalke 04 anular a diferença e tirar o título à equipa de Van Gaal.

No jogo da 33.ª jornada, entre Bayern de Munique Bochum, um "hat-trick" (18, 20 e 69 minutos) de Müller colocou os bávaros na rota do título, numa jornada em que o Schalke 04 escorregou na recepção ao Werder Bremen (0-2) num jogo em que Hugo Almeida marcou.

O Bayern, treinado pelo holandês Louis Van Gaal, tem o título à sua mercê e só por uma questão quase formal é que não o pode anunciar desde já, apesar da festa dos seus jogadores no final do jogo no Olímpico de Munique.

Este título quase virtual mantém a equipa de Munique na corrida a um triplo histórico: o campeonato, a Taça da Alemanha e a Liga dos Campeões.

Os bávaros disputam a Taça da Alemanha a 15 de Maio, defrontando na final o Werder Bremen, e a final da Liga dos Campeões a 22 de Maio, frente aos italianos do Inter de Milão, treinados pelo português José Mourinho.

A 33.ª ronda da Liga alemã de futebol serviu ainda para confirmar a descida do Hertha Berlim, que hoje empatou fora com o Leverkusen (1-1), mas acabou pontualmente por sofrer o castigo de uma época muito má.

Uma última nota para o Colónia, situado a meio da tabela, que hoje empatou na recepção ao Friburgo (2-2), com os médios portugueses Petit e Maniche a titulares.