O Borussia Dortmund manteve-se hoje no topo da “Bundesliga” de futebol, com sete pontos de vantagem sobre o Mainz, ao bater em casa o “lanterna vermelha” Borussia Mönchengladbach por 4-1, na 14.ª jornada.

Depois de o Mainz, segundo classificado, ter ganho na véspera a recepção ao Nuremberga (3-0), o líder esteve a perder com o golo de Marco Reus, aos 33 minutos, mas o sérvio Neven Subotic empatou a partida em cima do intervalo.

Na segunda parte, o japonês Shinji Kagawa colocou os anfitriões em vantagem, aos 52 minutos, seguindo-se tentos do suplente Kevin Grosskreutz (76) e do paraguaio Lucas Barrios (88) a estabelecerem o resultado final.

Já o Bayer Leverkusen empatou a dois golos na visita ao sexto classificado, Hoffenheim, embora conservando o terceiro, agora a 11 pontos do Borussia de Dortmund e a quatro do Mainz.

Sam, aos oito minutos, e Vidal, aos 10 e na cobrança de uma grande penalidade, deram vantagem aos forasteiros, mas Ibisevic, aos 38, e Sigurdsson, já nos descontos e também através de um penalti, empataram a partida.

O campeão Bayern Munique aproveitou o empate do Hoffenheim e ascendeu ao quinto lugar, a três pontos do terceiro e a sete do segundo, ao vencer na recepção ao Eintracht Frankfurt (nono), por 4-1, incluindo um “bis” do ucraniano Tymoschuk, que abriu e fechou a contagem.

O Schalke04, líder do Grupo B da Liga dos Campeões e adversário do Benfica a 07 de Dezembro, na sexta e última ronda da fase de grupos da “Champions”, foi goleado por 5-0, com “bis” de Lakic, na visita ao Kaiserslautern (11.º), seguindo numa decepcionante 15.ª posição.

“Temos de pedir desculpa aos adeptos que viajaram até tão longe para nos apoiar os 90 minutos e que abandonaram o estádio tão desanimados. Não deviam ter sido sujeitos a um jogo destes. Não compreendo como uma equipa que brilhou na ‘Champions’ há uns dias pode oferecer uma faceta destas”, criticou o treinador Félix Magath, após a pior derrota da equipa desde Setembro de 1992.