O Wolfsburgo, campeão de futebol alemão há duas épocas, salvou-se hoje da descida de divisão na última jornada, empurrando o Borussia Monchengladbach para um “play-off” de salvação e o Eintracht Frankfurt para o escalão secundário.

O treinador Félix Magath, que levou o clube à glória em 2008/2009, foi igualmente o seu salvador, regressando na parte final do campeonato para tirar o campeão de 2008/2009 dos lugares de despromoção.

A depender apenas de si próprio, o Wolfsburgo começou em desvantagem diante do Hoffenheim, com golo de Roberto Firmino (49 minutos), já no segundo tempo, mas os pupilos de Magath reagiram e deram a volta, com tentos de Mandzukic (60 e 73) e Grafite (78).

O Borussia Monchengladbach estava forçado a vencer para se salvar, mas apenas conseguiu um empate na visita a Hamburgo: ainda assim, vai disputar um “play-off” com o terceiro classificado da segunda divisão, pelo que ainda alimenta o sonho da manutenção.

O Eintracht Frankfurt estava em situação mais complicada (tinha de fazer melhor resultado do que os rivais), mas acabou por ser derrotado na festa do título do Borussia Dortmund (3-1), que ainda falhou duas grandes penalidades.

Ao longo do campeonato, o novo campeão beneficiou de cinco grandes penalidades, tendo-as falhado todas – a última de hoje seria o golo de despedida do brasileiro Dedé, que vai deixar o clube que representou durante 13 épocas.

O Bayer Leverkusen foi vencer por 1-0 ao recinto do Friburgo e com isso confirmou o segundo lugar, que dá acesso directo à Liga dos Campeões, enquanto o Bayern Munique, que ganhou em casa ao Estugarda por 2-1, concluiu a prova em terceiro e tem de disputar uma pré-eliminatória.

O Hannover, de Sérgio Pinto, venceu o Nuremberga 3-1 e vai à Liga Europa, enquanto o Mainz, que empatou 1-1 em casa com o St. Pauli, último classificado, vai disputar a pré-eliminatória.

Por seu lado, o Colónia, de Petit, despediu-se do campeonato com triunfo 2-1 sobre o Schalke 04.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.