O Bayern Munique festejou este sábado a passagem à final da Liga dos Campeões com uma vitória caseira frente ao Estugarda (2-0), numa 33.ª jornada da Liga alemã de futebol em que o Schalke 04 garantiu a “Champions”.

Três dias após ter eliminado o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, nas grandes penalidades, os bávaros fizeram a festa com os seus adeptos, num jogo em que o técnico Jupp Heynckes apenas alinhou com três titulares (Badstuber e Luiz Gustavo, castigados para final, e Mario Gomez) do jogo de quarta-feira.

Na luta pelo título de melhor marcador, Gomez inaugurou o marcador, com um golo à sua antiga equipa (32 minutos) e passou a somar 26 na prova, mas deixou fugir o holandês Klaas-Jan Huntelaar, que “bisou” na goleada do Schalke 04 ao Hertha Berlim (4-0) e contabiliza agora 27.

Em Munique, Thomas Müller fechou a contagem já nos descontos (90+3), num rápido contra-ataque iniciado em Badstuber e desenvolvido pelo holandês Robben, entrado na segunda parte, tal como Alaba e Schweinsteiger.

Por seu lado, o Borussia Dortmund, virtual campeão, goleou por 5-2 na deslocação ao terreno do Kaiserslautern, por 5-2, com um “hat-trick” do paraguaio Lucas Barrios (18, 26 e 55 minutos) e tentos de Mario Götze (33) e do croata Ivan Perisic (76).

Com este triunfo, o conjunto comandado por Jürgen Klopp somou o 27.º encontro consecutivo sem perder na prova (22 vitórias e cinco empates), reforçando o recorde nesta matéria.

Os golos do “lanterna vermelha e já despromovido Kaiserslautern foram apontados pelo brasileiro Felipe Santana (16 minutos, na própria baliza) e Pierrre de Wit (49).

O Borussia de Dortmund passou a somar 78 pontos, contra 70 do Bayern Munique e 61 do Schalke 04, que, com o “bis” de Huntelaar e tentos do espanhol Raul e de Lewis Holtby, afastou-se do Borussia Monchengladbach (57), empatado a zero na receção ao Wolfsburgo.

A uma jornada do final, está complicada a vida do Colónia, dos portugueses Petit e Sereno, após a goleada sofrida no terreno do Friburgo, por 4-1.

O Colónia segue na 16.ª posição e está em risco de disputar o “play-off” de despromoção. Kaiserslautern tem a descida garantida, enquanto o Hertha ainda poderá candidatar-se à “liguilha”, tudo dependendo dos resultados da última jornada.

No topo da classificação também está tudo decidido, com Borussia Dortmund, Bayern e Schalke 04 a entrarem diretos para a Liga dos Campeões, o Borussia Mönchegladbach a garantir a pré-eliminatória da “Champions”.

O Bayer Leverkusen e o Estugarda seguem para a Liga Europa, mas a equipa de Bruno Labbadia terá de disputar a pré-eliminatória.

O Wolfsburgo (44 pontos), que venceu o Werder Bremen, por 3-1, ainda está na luta com o Hannover 96 (45) pelo sétimo lugar e a possibilidade de chegar à Liga Europa.