O médio brasileiro França, jogador do Hannover, da Liga alemã de futebol, foi diagnosticado com tuberculose, um mês depois de se ter transferido há um mês do Curitiba, do Brasil.
De acordo com um comunicado do clube, em que atua o português Sérgio Pinto, França, de 21 anos, cujo nome verdadeiro é Wellington Wildy Munis dos Santos, irá estar afastado da competição durante vários meses, enquanto é tratado a uma infeção bacteriana altamente contagiosa.
«O perigo de uma infeção advém do contacto próximo», disse Helga Heukes-Uden, a chefe da Agência local de combate à doença, para quem «basta estar perto durante uns minutos de uma pessoa infetada para contrair a bactéria».
A médica alemã acrescentou que a fonte do contágio não foi, provavelmente, em Hannover, visto que a bactéria se torna ativa quatro meses depois da infeção. França viajou para aquela cidade alemã proveniente do Brasil, a 11 de janeiro.
As pessoas infetadas com a tuberculose só podem infetar outras pessoas quando a bactéria entra em atividade, o que sucede em dez por cento dos casos.
«Tenho pena pelo França», disse o diretor desportivo do Hannover, Joerg Schmadtke, para quem «o mais importante», agora, é que o jogador brasileiro «recupere a saúde», desejando-lhe «rápidas melhoras» e assegurando que se encontra nas «melhores mãos».