O Bayern Munique deu hoje novo passo de "gigante" para recuperar o título de campeão alemão de futebol, ao vencer na receção ao Fortuna Dusseldorf e ao beneficiar das derrotas de Dortmund e Leverkusen.

Frente a uma equipa que subiu esta temporada de divisão e que luta para fugir aos lugares de despromoção, os bávaros sentiram mais dificuldades do que as aguardadas e até estiveram em desvantagem por duas vezes, acabando por operar a reviravolta e alargar para 20 pontos a sua vantagem no comando da "Bundesliga".

Numa semana de confronto para a Liga dos Campeões - o Bayern venceu na primeira mão em Londres o Arsenal por 3-1 -, o técnico Jupp Heynckes não procedeu a grandes poupanças, mas a equipa de Dusseldorf quase conseguia surpreender.

Remetido à sua defesa desde o arranque, o Fortuna viu-se na frente do marcador aos 16 minutos, com um tento de Mathis Bolly, mas os bávaros reagiram e empurraram a equipa visitante para a sua defensiva, chegando ao merecido empate em cima dos 45 minutos, por Thomas Mueller.

Resolvido o primeiro problema, o Bayern foi em busca de golos que lhe permitissem a vitória, mas os visitantes, noutro raro ataque, voltaram a surpreender, agora aos 71 minutos, através de um tento de Andreas Lambertz.

No entanto, esta vantagem durou pouco tempo, já que, dois minutos volvidos, Franck Ribery restabeleceu o empate, tendo os bávaros caído em cima do adversário na fase final da partida e chegado à vantagem final aos 86 minutos, por Jerome Boateng.

Apesar das dificuldades, a equipa de Munique somou mais três pontos rumo a novo título germânico, enquanto Borussia Dortmund, derrotado por 2-1 pelo Schalke 04, em Gelsenkirchen, e Bayer Leverkusen, que perdeu no reduto do Mainz por 1-0, deverão agora lugar pelo segundo posto, que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.