Alemanha

30-03-2013 20:48

Bayern aplica "chapa 9" ao Hamburgo

Os bávaros já venciam por 5-0 ao intervalo e deverão festejar na próxima jornada o título de campeão da Bundesliga.
O Bayern segue imparável na Bundesliga
Foto: AFP

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O Bayern ainda não é campeão antecipado, mas apresentou-se hoje no Allianz Arena de Munique em ambiente festivo, goleando o histórico Hamburgo por invulgares 9-2, na 27.ª jornada da Liga alemã de futebol.

O título fica adiado, já que o Borussia Dortmund ganhou por 2-1 em Estugarda e continua com hipóteses matemáticas de chegar ao primeiro lugar, nas últimas sete jornadas - mantém os mesmos 20 pontos de atraso, quando passam a estar 21 em disputa.

O jogo no Allianz Arena cedo enveredou para um figurino de "massacre", com o Bayern a chegar aos 5-0 ao intervalo, "matando" logo aí a incerteza quanto ao vencedor.

O peruano Claudio Pizarro fez o seu primeiro "poker", com golos aos 30, 45, 53 e 68. Os outros golos da equipa da casa foram rubricados pelo holandês Arjen Robben (33 e 54), o suíço Xherdan Shaqiri (05), Bastian Schweinsteiger (19) e o francês Franck Ribery (76).

O Hamburgo atenuou o "castigo" com dois golos de defesas - o holandês Jeffrey Bruma, aos 75, e Heiko Westermann, aos 86.

O Bayern continua a destacar-se pela capacidade ofensiva, com 78 golos marcados em 27 jornadas, quase três golos por jogo, em média. Alia a isso uma defesa forte, que apenas "encaixou" 13 golos, ou seja menos de meio golo por jogo, em média.

O domínio na "Bundesliga" é absoluto e lidera com 72 pontos, contra 52 do Borussia Dortmund, que mantém quatro pontos de avanço sobre o Bayer Leverkusen, vencedor por 4-1 no terreno do Fortuna Dusseldorf.

A equipa eliminada pelo Benfica na Liga Europa está em grande, nesta fase da época, e ainda não desistiu de chegar à vice-liderança.

Em Estugarda, o Borussia adiantou-se, através de Łukasz Piszczek (29) e depois consentiu o empate, golo de Alexandru Maxim (63). Ainda conseguiu chegar à vitória, a oito minutos do final, por Robert Lewandowski - o polaco reforçou o estatuto de "rei" dos goleadores da Bundesliga, com 20 tentos.

Em Dusseldorf, Stefan Kiessling (22 e 88) e Schurle (62 e 84) bisaram, pelo Bayer. O golo dos locais foi um autogolo dos homens de Leverkusen, Schwaab (41).

A "nova data" para a festa do campeonato por parte do Bayern é o próximo sábado, na visita ao Eintracht Frankfurt, dia em que o Borussia recebe o Augsburgo.

Pelo meio, os dois grandes germânicos têm compromissos para a Liga dos Campeões - o Bayern recebe a Juventus e o Borussia vai até Espanha, para jogar contra o Málaga, que afastou o FC Porto na ronda anterior.

Conteúdo publicado por Sportinforma com Lusa