O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach, disse que a instituição “chora” com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a “lenda do futebol” Eusébio, que morreu hoje aos 71 anos.
"Eusébio foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Eu tive a sorte de o conhecer pessoalmente. Ele impressionou-me, não só como futebolista, mas também como um ser humano com a sua história. Choramos com os nossos amigos da FPF a morte de uma lenda do futebol", afirmou Wolfgang Niersbach, citado pelo sítio da DFB na Internet.
A seleção alemã é uma das adversárias de Portugal no Grupo G do Campeonato do Mundo de 2014, que vai ser disputado no Brasil, defrontando a equipa das “quinas” a 16 de junho, na primeira jornada da “poule”.
A DFB reuniu outros depoimentos de vários ex-futebolistas alemães, tais como Franz Beckenbauer, que considerou Eusébio como “um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos”.
“Ainda era um jovem, foi um jogador de futebol de classe mundial. Era um homem muito bom e um ótimo companheiro. Era sempre um prazer estar com ele”, referiu o antigo avançado Uwe Seeler.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.