O treinador espanhol Pep Guardiola, do Bayern de Munique, equipa que hoje se sagrou campeã alemã de futebol, disse que o momento “é para ser desfrutado”, por ele e pelos seus jogadores.

“Estou contente por ter ganho. O importante era o título e agora vamos desfrutá-lo um pouco”, disse Guardiola, após a vitória sobre o Hertha de Berlim, por 3-1, em jogo da 27.ª jornada do campeonato germânico.

O técnico catalão insistiu que o 24.º título conquistado pelos bávaros na “Bundesliga” é o mais importante de todos os que a equipa se encontra a disputar, “pois é uma prova para a qual é obrigatório jogar dia a dia”.

“Qualquer uma das outras taças pode ser ganha com quatro boas partidas, mas para o campeonato é preciso trabalhar de forma mais dura”, disse Guardiola, que confessou que não esperava, quando ingressou no Bayern, no início da época, “que tudo iria correr tão bem”.

Joachim Low, selecionador da Alemanha, referiu-se à “rapidez com que o título foi conquistado”, ou seja, a sete jornadas do final do campeonato, o que nunca havia acontecido em todo o historial da prova.

“Quero felicitar os responsáveis do clube, sobretudo o treinador Pep Guardiola”, disse Low, em declarações difundidas pela Agência France Press.

O selecionador germânico aludiu à “evolução da equipa, que ganhou consistência no domínio do jogo e na posse de bola”, assim como à “extrema confiança dos jogadores”, que contaram com “soluções muito felizes encontradas pelo seu técnico”.