O Hamburgo, única clube da Bundesliga que nunca esteve num escalão inferior, foi hoje goleado em casa pelo campeão Bayern de Munique, a uma jornada do fim do campeonato alemão de futebol, e está em situação difícil.

A goleada por 4-1, com um “bis” de Mario Goetze, e golos de Thomas Mueller e Pizarro, deixa o Hamburgo no 16.º lugar, mas sem possibilidades de fugir da zona da descida, na melhor das hipóteses terá de disputar um “play-off” para tentar a manutenção.

A uma jornada do fim, a equipa tem 27 pontos, mais um do que o Nuremberga e mais dois do que o Eintracht Braunschweiger, equipas que hoje também perderam.

Os dois últimos descem diretamente, enquanto o antepenúltimo jogará um “play-off” com o terceiro classificado da segunda divisão, que até ao momento é o Greuther Fuerth, num escalão em que o Colónia já assegurou a subida.

O Bayern, com o título garantido há largas jornadas, teve hoje um passeio em Hamburgo, poucos dias depois de ser afastado da final da Liga dos Campeões, ao ser surpreendentemente goleado em Munique pelo Real Madrid (4-0).

Na 33.ª ronda, o Borussia de Dortmund, com o segundo lugar garantido, ganhou por 3-2 ao Hoffenheim, num jogo que serviu também para Lewandowski se despedir dos adeptos, antes de se juntar ao Bayern de Munique na próxima época.

O Schalke 04, que venceu hoje o Friburgo (0-2), precisa apenas de mais um ponto para assegurar a entrada direta na Liga dos Campeões, como terceiro classificado, e quando o Bayer Leverkusen, que bateu fora o Eintracht Frankfurt, está a três.

Em discussão está também o quarto lugar, a quarta vaga para a “champions”, numa luta em que estão Wolfsburgo (5.º) e Borussia Moenchengladbach (6.º). Os primeiros venceram o Estugarda (1-2), e os segundos, o Mainz (3-1).