A federação alemã de futebol (DFB) está a preparar a despedida do “capitão” da seleção Philipp Lahm, que anunciou o abandono da “mannschaft”, num encontro particular marcado para 03 de setembro, frente à Argentina, adversária na final do Mundial2014.

“Devemos uma despedida em grande ao Philipp, pelos seus dez anos na seleção”, afirmou o presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, que assumiu ter ficado “um pouco triste” pelo anúncio do jogador do Bayern Munique.

O encontro “amigável”, que já estava agendado antes do Mundial2014, vai ser disputado em Düsseldorf e vai ser o primeiro do conjunto comandado por Joachim Löw após a conquista do quarto título mundial.

Niersbach reconheceu que, perante a vontade de Lahm, não fazia sentido pedir para que reconsiderasse esta retirada.

“Rapidamente dei conta de que era impossível que reconsiderasse a sua decisão. Em dez anos com a seleção não foi apenas um grande jogador, mas também um grande exemplo para todos”, frisou o presidente da DFB, em comunicado.

A chanceler alemã Angela Merkel também assumiu o seu respeito por Lahm, a quem, num encontro com jornalistas, agradeceu os préstimos à “Mannschaft” e enalteceu a possibilidade de ter terminado a carreira internacional com o cetro mundial.

O jogador do Bayern Munique, de 30 anos, estreou-se pela seleção alemã em 2004, num embate com a Croácia, somando atualmente 113 internacionalizações e cinco golos.