O médio Bastian Schweinsteiger, do Bayern Munique, foi hoje designado pelo selecionador Joachim Löw o novo capitão da seleção alemã de futebol, substituindo Philipp Lahm nessa função.

Schweinsteinger terá este novo papel face à retirada da seleção de Lahm, que anunciou o abandono depois da conquista do título no Mundial2014, o quarto da história no futebol alemão. O médio alemão era já visto como o candidato mais forte ao posto de capitão, mas chegou a ter esse estatuto em risco depois de ter circulado um vídeo em anexo onde surgia a insultar os adeptos do rival Borussia Dortmund (ver vídeo associado).

Apesar da nova responsabilidade, Schweinsteiger falhará, no entanto, o jogo particular de quarta-feira frente à Argentina, em Dusseldorf, por se encontrar a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.

É a segunda vez num curto de espaço de tempo que a Alemanha defronta a Argentina, depois de a ter derrotado na final do Mundial2014, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com um golo de Mario Goetze já no prolongamento.